terça-feira, 7 de junho de 2016

O poder, a maçã, a sina

Poderia ser mais
do que o frio na barriga
Ao avistar de longe
tal fachada vermelha
Poderia ser menos
do que as suposições - verídicas
feitas por todos
Ah, poderia...
E muito,
se quisesse
Poderia não rasgar
meu coração feito papel
Poderia ir contra toda
a superficialidade
Poderia não ser
meu desejo mais supérfluo
Poderia me entender
Com todas as palavras
ditas escritas e não pronunciadas
Poderia me ler
e me levar para o seu mundo
Mundo utópico
que criei no intuito
de separa-lo do rebanho
Poderia me querer bem
Como um dia dissera que queria
Poderia parar
de chamar a todas
de "querida"
Soa tão falso
E mesmo assim
faz oscilar de raiva
as chamas
do meu secreto inferno
Disse-me tantas coisas
esquecendo a profusão
do estrago
Nunca mensurando
que você também apodreceria
em minhas mãos
Mesmo que eu caísse tão baixo
Claro que caí
Claro que você apodreceu
Você é minha maçã reluzente
e podre no escuro
A mesma que alucinou
Caio e Clarice
Saiba, sinto coisas horrorosas
às vezes]
E me compadeço dos meus
Os meus que
se asfixiaram com o gás de cozinha
Os que
adentraram o rio com pedras nos bolsos
Os que
foram trancafiados por escreverem o amor
em suas diversas formas
As Jaciras
que viveram seus últimos dias
por entre muros brancos
Aos que abraçaram seus cânceres
como poema e não maldição
E escreveram escreveram escreveram
Até aonde a loucura permitiu
No final, todos lustramos
nossas maçãs apodrecidas
Descarta-las, seria não existir
E viver? Viver é outra coisa
Viver não cabe
para quem tem uma caneta entre os dedos.

5 comentários:

  1. Adoro seus enredos, e referências literárias.
    Senti a forte presença de Virgínia Woolf e Sylvia Plath, agora entendo o quão visceral você é!

    Saquei sua esquizofrenia.

    ResponderExcluir
  2. Penso que tu é sempre excelência, afinal tu pensa e sente e quando a gente te lê, ama o que nasce e verte da tua mente, o resto é filosofia da tua poesia em si só.
    Amo as coisas tuas, como os teus ouvidos privilegiados confessam amar a tua voz.

    ResponderExcluir
  3. Me abasteço com seu conformismo nada conformado.

    ResponderExcluir
  4. Mas o que é viver se não uma criação dos sentimentos. A diferença entre a ilusão e a realidade é quantas pessoas acreditam.

    ResponderExcluir