quarta-feira, 13 de março de 2019

solar

são dias amenos
e tediosos
da janela da sala 
avisto o jardim da senhorinha 
minha vizinha
me permito rimar
pois o encanto é abrangente 
aqui chove demais
mas tá tudo bem sentir saudade
saudade dos bares
da minha casa
do meu pai e irmão
do cachorro fuzarqueiro
dos poucos amigos
saudade daquele beijo na boca
e das praças
e do bom chimarrão
aqui a poesia me rejeita
habitei as mesmas ruas
por tanto tempo
chega a ser banal me sentir transposta
quando me perco em Saturno 
ou em Urano
novas ruas
com nomes de planetas
estou aprendendo ser meu próprio lar.

4 comentários:

  1. Quando a poesia te rejeitar, nesse mundo eu não quero estar - aqui me permito rimar, porque ainda, depois de todas, tua poesia ainda é linda, esteja onde você esteja.
    Talvez em alguns anos, a gente se veja em Vidêlia.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com cada linha, embora talvez por outros motivos. Teu Sul me acolheu e virou minha casa; não antes de muitos estranhamentos e muitas saudades do que eu tinha deixado para trás. Acho que ainda também "estou aprendendo ser meu próprio lar", mas as coisas se tornaram mais fáceis com o tempo. Se a solidão e os finais têm seus dias ruins e nos custam lágrimas, eles também têm sua beleza e nos curam daquilo que já não nos faz bem, quando nos deixam construir nosso próprio lar. Isso nos liberta e nos fortifica, de alguma forma. Cuidando da casa, nas pequenas interações com os vizinhos, em qualquer banalidade cotidiana regada de poesia. Aqui chove demais e foi preciso muita chuva para que eu voltasse a mim. Foi toda essa água que me lavou do passado e me deu um novo começo. Querida Hellen, estou rezando para que ela te lave e te dê um, também. (Certamente, no seu tempo, assim será.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei ao ler esse comentário, pois ainda está sendo difícil. Quando se nasce e vive por muito tempo no mesmo lugar mudar é doloroso, mesmo que necessário. Tenho muito apego por tudo que vivi lá (RS) e ter vindo para o PR, foi como eu precisava, mudar os ares... Mas ainda não estou feliz. Obrigada por ter deixado esse comentário lindo, me encheu de conforto. ♥

      Excluir