terça-feira, 1 de julho de 2014

Detalhando a falta de detalhes

   Estou tão absorta com a escassez de detalhes. Vejo o cão defecando na praça e acho lindo. Aí penso que cães defecando também é um detalhe. Como aquele cara que até ontem era meu amigo e disse estar apaixonado por mim e nessa manhã atravessou a rua ao me ver porque falei pra esquecer o que me dissera. Ser rejeitado é só um detalhe. Que ele não absorveu. Nem eu. 
   Poderia preencher o calendário com todos os dias que desisti, mas as vezes que voltei atrás ocupam toda a história. Eu sempre volto atrás por uma boa paixão. E quando digo boa, acredite, é a paixão mais cruel que já senti. E isso é só mais um detalhe. Parecer uma batida de carro, que todos param e olham para contemplar o estrago, é o detalhe que adquiri de você. 
   Você foi a pessoa mais descontraída que não conheci, e todos os homens que me veem tomando sorvete sozinha pelos cantos dessa cidade, me avistam já sabendo que meu adorno mais bonito é a solidão. Por isso que escrevo suavizando todos os golpes. 
   Será que já lhe disse que o coloco nos bares e calçadas que não te conhecem? Te coloquei dentro de mim, que também não te conheço. O poder que temos de parecer pueris se alia com a vontade de decifrar o que não conhecemos.
   Alcione Araújo escreveu que, só há paixão se um não conhece o outro. Que bonita fatalidade. Mas de qualquer forma...


















(Arquivo pessoal. Livro, Cala a boca e me beija - Alcione Araújo)

7 comentários:

  1. Eu não canso de me surpreender com a sintonia dos sentimentos e só me resta acreditar que nossas vivências devem ser todas bem parecidas, ou, no mínimo, nossa forma de encará-las. "Eu sempre volto atrás por uma boa paixão. E quando digo boa, acredite, é a paixão mais cruel que já senti". Por que insistimos na crueldade?

    ResponderExcluir
  2. A beleza não está no belo tanto quanto nos olhos de quem a sabe ver.
    GK

    ResponderExcluir
  3. A vida é feita de detalhes, eles que fazem toda a diferença!

    ResponderExcluir
  4. Não é o óbvio, nem o exagerado que move nosso corpo. São as palavras sem intenção.

    ResponderExcluir
  5. Que agrio. ¿Como pode a dor ser fermosa? Ti fas iso posible.

    ResponderExcluir
  6. No teu poema, até a distração fica linda. Tu é a poeta mais despretensiosa que eu "não" conhecia até ler.
    Saudações

    ResponderExcluir
  7. Encantada pela forma que você usa as palavras.
    Perfeito!

    Beijos
    Camila Gomes

    ResponderExcluir